terça-feira, 13 de agosto de 2013

Apologia

Uma vez me disseram que apenas um sentimento permeava o mundo: o amor. E foi através de seus desdobramentos que muitos outros passaram a existir. Milhares bons. Outros nem tanto. Mas todos com uma raiz ali nele. No amor. Parei pra pensar neste dia “Mas como? Não é possível que a raiva, a inveja, venha do amor”. À primeira instância não levei muito a sério um papo furado como esse. Só sei que achei muito complicado esse delicado tricô de nós e linhas finas que tecem nossas emoções. Aí eu parei pra pensar no que eu realmente achava do amor. Comecei a procurar de boca em boca, perfil em perfil definições pelas quais eu me identificasse. Chorei com lindos manifestos tangibilizados em ações, e me decepcionei também com taxações alheias. Então descobri que o amor não era nada daquilo que eu estava procurando. Ele não era liberdade, não era relacionamento. Não era tesão, tampouco ressentimento. O amor não era inveja, nem glória. Não era história de 30 anos nem de 30 segundos. Não só isso. Ele é mais. Muito mais que qualquer tentativa de descrição. Ele é tão meloso que nos torna firme, tão concreto que nos desmaterializa a cada vez que um novo filtro de mundo nos surpreende. Um sorriso de canto. Uma lágrima de dor. Um desentendimento por ciúme qualquer, dos mais aleatórios que sejam. O amor, quando existe (sempre!), é um eterno renascimento. Um camaleão na flor da idade, viril e perene. Um sentimento tão bonito que fecha a garganta permitindo que o peito aguente mais ar que é capaz, sem doer. Um sentimento tão sincero que desperta a imaginação e os pensamentos mais ousados. Um origami sem fim, de infinitos desdobramentos.


Parei. Porque comecei a fazer o que tinha dito que o amor não era: descrições.
Então vai amor, voe! E seja assim, um admirável sopro de vida e intensidade que nos invade todos os dias com venturas que sempre terminam e começam em você.

5 comentários:

  1. Ju,vc goste ou não.....é uma poetisa.
    Bjs.

    ResponderExcluir
  2. Já refleti sobre isso diversas vezes também. E toda linha de raciocínio me faz bastante sentido até certo ponto. Mas no final... me questiono sobre uma outra coisa: "terminam e começam em você". O amor começa em nós? Nós que terminamos com ele? Onde ele realmente começa? Como ele termina? Ele termina? Se termina, o que então sobra no lugar dele?

    São questões um tanto quanto complexas, um tanto quanto insolúveis. Talvez até mais do que a própria definição, que por si só, já não se defini.

    ResponderExcluir
  3. Lindo, lindo, lindo, lindo. Como tudo que você escreve, aliás. Parabéns, Ju.

    ResponderExcluir
  4. Existem 2 tipos de amores. O amoroso e o fraterno.

    Quando falam que o "amor" é tudo, falam como se fosse o fraterno, mas focam no amoroso. Daí tudo se perde.

    ResponderExcluir

Obrigada por deixar um pouco de si por aqui!